Vídeo de como se comportar em um jogo.



BBs Tipos e Tamanhos das Munições para Airsoft


Um dos elementos que diferenciam o Airsoft de competições como o Paintball, por exemplo, é a munição utilizada no combate. Tratam-se de projéteis chamados de BBs, ou Ball Bearing. São esferas pequenas, feitas de plástico ou de material que seja biodegradável. No Airsoft, elas sequer precisam estourar ao atingir o alvo, pois não há tinta (como ocorre no Paintball).
O diâmetro de uma BB mais comum é de 6 mm, mas há alguns casos onde são utilizadas BBs de 8mm. A seguir apontaremos os principais tipos de BBs, bem como sua descrição técnica e armas em que são utilizadas. Então, diferenciando-as pela gramagem, são elas:
  • 0,12 g – Feitas de plástico ABS, tem um tamanho de 5,94 mm, com 0,01 mm de tolerância. Devem ser aplicadas em armas AEGs – elétricas –, mas cuja potência não seja maior que os 300 FPS. Também pode-se utilizar esse tipo de BB em pistolas GBB – de gás – micro AEGs e NBB – também com gás;
  • 0,20 g – Feitas de plástico ABS, tem um tamanho de 5,94 mm, com 0,01 mm de tolerância. Devem ser aplicadas em armas AEGs – elétricas –, mas cuja potência não seja maior que os 300 FPS. Também pode-se utilizar esse tipo de BB em pistolas GBB – de gás – micro AEGs e NBB – também com gás;
  • 0,23 g – também de plástico ABS, tamanho 5,94 e desvio de 0,01 mm. São BBs intermediárias – entre 0,20 g e 0,25 g – que, embora pareçam menos precisas que as outras, são favoráveis a jogos que necessitem versatilidade e maior equilíbrio. Ideal para armamento até 350 FPS;
  • 0,25 g – plástico ABS, 5,94 mm e tolerância de 0,01 mm. Essa munição especial é utilizada para adaptações de potência de 350 FPS, que foram realizados em AEGs. Como é mais pesado esse tipo de BB é muito preciso, porque seu peso evita que o vento e outros fatores desviem a rota do projétil;
  • 0,35 g ou 0,40 g – com tamanhos de BBs idênticos aos anteriores, pode-se afirmar que esse tipo de BB é para armas que tiveram um upgrade superior a 400 FPS , feitos em AEGs, para que os tiros fossem melhores em longas distâncias. É a munição dos fuzis snipers.
Caso as BBs não sejam bem escolhidas pelo praticante, em termos de qualidade de fabricação e peso, poderão danificar o armamento, entupir o cano do mesmo ou causar algum acidente aos competidores.
Além disso, o tiro de uma arma de airsoft é bem potente e pode machucar, por isso é muito importante usar proteção ocular.
Muito cuidado e pesquisa são fatores essenciais para a escolha das melhores BBs e também para quem quer se informar sobre o que há de mais importante no mundo do Airsoft. Lembre-se: inteligência e informação são essenciais para se tornar um bom estrategista nas batalhas de Airsoft. Se você quer comprar BBs de boa qualidade, acesse página de munição da Airsoft Mais  e escolha a sua!

Hidratação durante o jogo...


Com o clima que faz na maior parte do país, é normal que os combates de Airsoft sejam empreendidos em altas temperaturas, o que acaba ajudando na transpiração constante ds participantes. Como equilibrar esse processo e não trazer nenhum risco à saúde, o que poderia transformar a prática de Airsoft em algo inseguro? Simples: consumindo água.
Embora muitos dos praticantes de Airsoft invistam muito dinheiro em armas, acessórios e até itens de segurança sofisticados, muitos se esquecem de levar água para dentro do combate; o que é um erro de certa gravidade, sobretudo se pensarmos que é algo muito simples, e que é responsável pelo bem-estar de todos – afinal, 70% do corpo humano é composto pelo elemento, indispensável ao equilíbrio de nossas funções vitais.
Em geral, especialistas em saúde recomendam que uma pessoa que esteja em idade adulta consuma, pelo menos,2 litros de líquido por dia. Outros já declaram que essa contagem inclui apenas a água, e que os outros líquidos – frutas, sucos, entre outros – seria um consumo extra. O cálculo individualizado que dá uma noção da quantidade de água a ser consumida diariamente é: 35 ml para cada kg de peso corporal. Se seu peso é de 70 kg, você deverá beber 2,450 l diários.
É sempre importante lembrar que o Airsoft é uma prática desportiva, que envolve adrenalina, longos períodos de dedicação e ambientes a céu aberto, por isso a eliminação de água pelo corpo tende a ser maior.
Sob o calor intenso, nosso corpo produz o suor, como forma de manter o equilíbrio da temperatura. O suor é composto por água e sais minerais; dessa forma, precisam ser repostos constantemente, para que não ocorra a desidratação – que é a dificuldade do envio de líquidos, de forma adequada, para o organismo. Alguns dos efeitos da desidratação são: desmaio, inconsciência, choque, diminuição da pressão sanguínea e até mesmo, morte.
Já o consumo adequado de água resulta em uma boa qualidade de pele e lubrificação das mucosas, maior disposição e bem-estar, além da manutenção da saúde, como um todo. Os melhores acessórios para armazenar água e levá-la ao combate de Airsoft são:
  • Cantis – é um tipo de recipiente, de tamanho variável, muito utilizado em viagens e expedições, para o transporte d’água;
  • Mochila de Hidratação – práticas e podendo chegar até mesmo a comportar dois litros de água, são excelentes opções para quem precisa levar água para outra pessoa, ou para combates mais longos;

Não deixe de beber água, dentro e fora do campo de Airsoft. 
Sua vida ficará melhor com esse hábito!!!

Dicionário do Airsoft


A

134ª – Tipo de Gás: O 134a é um dos tipos de gases mais fracos que existe para airsoft, e grande parte das marcas ocidentais como Tokyo marui, Tanaka Works, Maruzen, etc; apenas garantem o correto funcionamento de suas armas de airsoft usando este gás. É indicado para todas as GBB e NBB.
AEG (Airsoft Eletric Gun): São os rifles, Fuzis e metralhadoras elétricas, que funcionam por meio de um motor elétrico acoplado ao pistão de ar. São armas automáticas e semi automáticas, que disparam vários tiros por minuto. Funcionam com uma bateria recarregável que pode ser recarregada na tomada usando um recarregador especifico.
AEP (Airsoft Eletric Pistol): São as pistolas elétricas e possuem o funcionamento misto entre as AEGs e as GBB. Algumas tem sistema Blowback e outras não, porém as que tem Blowback não produz o “tranco” que as armas a gás produzem. Quem procura realismo muitas vezes não opta por uma AEP, pois o pente (carregador) dessas armas é bastante reduzido em seu tamanho para que haja espaço para a bateria, que é instalada no ‘grip’ da arma e além disso, na maioria dos modelos um incômodo zumbido de motor elétrico é ouvido a cada disparo.
ASG: Siglas de abreviação para Airsoft Gun.
AK – (Avtomat Klashnikova): Fuzil de origem Russa, e considerado o fuzil mais utilizado no mundo.
AUG – (Armee Universal Gewehr): Steyr AUG é um fuzil automático do tipo bullpup, que se caracteriza pelo fato do carregador ser encaixado na coronha. Criado pela empresa austríaca Steyr Mannlicher. Foi desenvolvido na década de 1970 para servir de arma padrão do exército austríaco. A Steyr, então, criou um desenho bem distinto, com formas futuristas um preço acessível, permitindo assim a fabricação em massa. Sua alça montada no teto, além de ajudar no transporte, ainda possui uma pequena luneta de mira. O AUG (armee universal gewehr) utiliza projéteis calibre 5.56 mm. Também pode ser usado munição 9 mm necessitando apenas de um adaptador de carregador e cano.

B

Barrel: É o cano pelo qual a BB passa durante o tiro. Ele Mantém o projétil reto e garante que saia com velocidade e tem grande influência na precisão das armas.
BB (Ball Bearing): são as esferas de plástico atiradas pelas armas de Airsoft. É importante compreender qual a bb é a mais adequada para a sua arma. Para as armas spring (mola), pistolas e revolvéres a gás normalmente utilizasse as de 0,20 gramas, por serem mais leves. Para a maioria das armas elétricas, utiliza-se bb’s de 0,20 a 0,28 gramas. Já para metralhadoras de alto poder de fogo que atingem mais de 400 ou até mesmo 500 FPS, é recomendado BBs mais pesadas, com 0,30 ou 0,40 gramas.
Bearings: Rolamentos de esfera: similar às ”Bushings’, mas com partes móveis. Segura os eixos das engrenagens na gearbox. O padrão é de nylon, mas não são muito resistentes e podem ser trocados por superiores de rolamento, proporcionando menos fricção, menos resistência e mais velocidade.
BDU (Battle Dress Uniform): Uniforme militar composto por parka/dolmen e calças. É uma vetimenta altamente funcional e com costuras reforçadas. O termo BDU advém dos Estados Unidos e pode ser encontrado nos mais variados padrões e cores.
Bump: Emboscada
Bateria NiCd (Níquel Cádmio): É uma bateria bem econômica e ótima opções para os rifles AEG’s. Ela pode ser recarregada de forma rápida e permite uma alta performance. As suas duas principais deficiências são: a sua limitada capacidade e possue memória. É recomendável que recarregue completamente a bateria de NiCd para evitar a “memória” (que é quando a bateria não irá carregar acima de um certo ponto).
Bateria NiMH (Níquel Metal Hidreto): É uma bateria que tem geralmente uma maior mAh (mili ampere horas) ou capacidade do que a bateria Ni-Cd e NÃO têm memória. Isto significa que você pode recarregá-la sempre que lhe é conveniente, em vez de ter de drenar a bateria de cada vez. Esse tipo de bateria demora a ser recarregado. Com essa bateria você terá um melhor desempenho em batalhas.
Bateria LiPo (Lítio Polímero): É uma bateria feita de um material gel-like que é muito leve. As vantagens dessa bateria são: o seu peso é menor do que uma mini bateria (NiCd/NiMH); NÃO possui memória; demora mais tempo para descarregar e possui uma mAh maior que as demais baterias, assim há uma maior taxa de descarga dela, em consequência, provocando uma maior cadência de tiros (taxa de fogo).
Bolt Action: Tipo de recarregamento de armas, tiro único e carregamento manual. Este sistema é frequente nas armas de precisão e longo alcance. Este sistema permite que a bala seja segura com mais firmeza dentro da arma providenciando um aumento de precisão.
Bolt: Peça que permite, carregar e recarregar a arma.
Bullpup: Tipo de construção de espingardas utilizada por exemplo da AUG ou na SA80, que consistem em ter o carregador e o sistema de disparo atrás do gatilho, isto permite que o cano seja muito maior sem que se torne demasiado grande e difícil de manejar.
Breech: (Câmara da bb). É no Breech que a bb fica alojada até que seja disparada
Bushing (Bucha): é um revestimento cilíndrico removível usado nas engrenagens da caixa mecânica, servem para fixar as engrenagens e permitir uma maior resistência à abrasão e a fricção.

C

Calibre: Medida do diâmetro de um projétil. No Brasil, por lei usa-se bbs de 6mm, mas nos demais países se usa também Bbs de 8mm.
Carbine (Carabina): arma de tamanho mais reduzido (cano mais reduzido) e mais leve, sendo indicada para ações táticas.
Colecionador: É a pessoa física ou jurídica que coleciona armas, munições, ou viaturas blindadas, devidamente registrado e sujeito a normas baixadas pelo Exército.
Clip: Acessório adaptador, usado para juntar dois ou mais carregadores.
Cordura: É o nome registado para um tipo de tecido em nylon de alta resistência, impermeável e anti-rasgos. Utilizado vulgarmente em equipamento de transporte, montanhismo e calçados.
CII (Certificado Internacional de Importação): Documento expedido pela DFPC que autoriza e permite a entrada legal de uma arma de airsoft no Brasil vindo de uma importação, seja ela acompanhada ou separada.
CR (Certificado de Registro): É o documento hábil que autoriza as pessoas físicas ou jurídicas à utilização industrial, armazenagem, comércio, exportação, importação, transporte, manutenção, recuperação e manuseio de produtos controlados pelo Exército.
Cronografo (Chronograph ou crony): Aparelho usado para medir a velocidade, força e cadencia de saída de uma BB. Estes aparelhos funcionam através de sensores de luminosidade que analisam as falhas na luminosidade existente, medindo o tempo de passagem entre dois pontos.
CQB (Combate em Ambiente Confinado): Designa um conjunto de táticas e metodologias usadas em combate de curto alcance. Estas táticas diferem em muito nas usadas em mato ou espaços abertos, baseando-se muito na rapidez e agressividade da ação.
Coice ou Recuo: É o efeito que a arma de airsoft faz quando se dispara uma BB.

D

DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados): É o órgão central que regula todas as atividades dos SFPCs do Brasil, sediado no Quartel General do Exército, em Brasília. É responsável, também, por parte pelas leis a respeito dos produtos controlados.
Drum Mag: É um tipo de carregador de tambor com elevada capacidade de bb´s. Geralmente pode suportar mais de 1000 munições e pode se apresentar com sistema de alimentação elétrica.
Double-Action: Tipo de carregamento de tiro único e carregamento manual integrado Para carregar basta apenas puxar o gatilho, fazendo com que ao se puxar o gatilho a bb seja colocado em posição de disparo.
DPM – Disruptive Pattern Materia: DPM é o nome oficial dado ao padrão de camuflagem usado pelo exercito inglês. O seu objetivo é quebrar as formas do corpo humano.

E

EBB (Eletric Blow Back): É a denominação adotada para armas longas de airsoft que possui o sistema de recuo “blow-back” mas não usam gás e sim eletricidade, bateria. Este sistema não é tão realístico como o sistema GBB, mas já da para se divertir.

F

FPS (Feet Per Second): Corresponde a medida usada para medir a velocidade de saída da BB. Esta medida juntamente com o peso da BB permite determinar a força da BB em joules.
FN – Fabrique Nationale ou FN Herstal: Fabricante de armas reais belga. Arma como Browning Hi-Power e FN P-90, FN- FAL, FNC, SCAR, são de sua Obra e responsabilidade.
Fire Selector Switch (Seletor de Tiro): É a peça que permite alternar entre modos de tiro, tipicamente os modos são: Safe, Semi-Auto, Auto e Burst.
Field-Strippable (to Field-Strip): Capacidade de se dar manutenção nas armas sem ter que desmontá-las.

G

GBB (Gás Blow Back): É uma denominação para armas a gás (pistolas ou rifles) que possuem o sistema BlowBack. Blowback é o sistema das armas de ação dupla (semi-automáticas), a cada tiro o trilho da arma recua com a expansão do gás já deixando-a pronta para o próximo tiro. Essas armas produzem um ‘tranco’ característico que proporciona uma ótima sensação de tiro.
GT (Guia de Tráfego): É o documento que autoriza o tráfego de produtos controlados. Tráfego é o conjunto de atos relacionados com o transporte de produtos controlados e compreende as fases de embarque, trânsito, desembaraço, desembarque e entrega.
GearBox: Significa caixa de engrenagens de uma arma, é o componente responsável pelo disparo de uma AEG. Uma caixa fechada é composta por motor elétrico, engrenagens, cilindro e pistão de ar. Ao decidir sobre uma arma elétrica, provavelmente o componente mais importante será essa caixa, pois é o item que mais sofre desgaste. Por esta razão muitos jogadores de Airsoft escolhem uma AEG com caixa de engrenagens toda feita em metal.
Ghille (Ghille Suit): É a camuflagem usada pelo sniper, que permite uma camuflagem bastante eficaz. Esta é feita para se assemelhar ao máximo com a vegetação existe no local de ação. Para uma eficácia máximo o Ghille tem que ser custumizado para cada operação.
Guns: As armas de airsoft são réplicas de escala 1:1 de armas reais, que atiram bolinhas de 6mm, redondas e de plástico, que são impelidos para fora das armas por ar comprimido. Na maioria dos casos, essas armas imitam a aparência e a funcionalidade do seu homólogo real de metal. Por isso, as armas de Airsoft possuem peso e funções semelhantes aos da arma real.
Gás 134a: É um dos tipos mais fracos de gás disponíveis para airsoft sendo que grande parte das marcas ocidentais apenas garante o correto funcionamento das suas réplicas usando este gás.
Gás Green (Gás Verde): Muitas vezes referido como gás BowBack, é uma combinação de gás propano com óleo de silicone (este ajuda a lubrificar a arma, o que é importante). É o gás mais utilizado pelas pessoas que têm pistola a gás, por causa de sua potência, custo e por manter lubrificada a arma. Ele vem na forma líquida e uma vez liberado na atmosfera, ele se transforma em gás.
Gás CO2 (Dióxido de Carbono): É um gás comprimido normalmente utilizado em pistolas e revolveres a gás. Algumas armas (pistolas) requerem a utilização de pequenas latas descartáveis de gás CO2, geralmente pesando 12 g. Esse gás é usado em armas com o sistema blowback (recuo) e não blowback (sem recuo) e é considerado muito seguro e estável.

H

H&K – Heckler & Koch: Marca alemã de armas reais responsáveis pela fabricação das não menos conhecidas como G3, MP5 e G36 entre muitas outras.
Hi-Cap: Significa “High Capacity”, é um tipo de carregador com a capacidade entre 150 a 600 BB´s. A alimentação é feita por sistema de corda. É caracterizado por ter grande capacidade de munição, mas tem como defeito o fato de fazer barulho quando balançado.
HMG – Heavy Machine Gun: Metralhadora pesada.
Hop-Up: É um sistema desenvolvido no Japão que consiste em uma pequena borracha no interior do sistema da arma que provoca uma rotação na BB durante o disparo. Dessa forma, a BB sofre menos ação da resistência do ar, atingindo uma melhor precisão e alcance

J

Joule: Unidade de medida de energia. É usada para medir a força cinética da BB’s.

L

LBV- Load Bearing Vest: Colete de alças especial para se carregar objetos.
LMG – Light Machine Gun: Metralhadora leve como a M60 ou M249 SAW.
Loader: É o acessório usado para carregar, Low-caps, Mid-caps ou Real-caps. Pode apresentar-se sob a forma de vara ou versão compacta com reservatório. Também existe loader elétrico que facilita em muito o carregamento de múltiplos carregadores.
Low-cap: Significa “Low Capacity”, é um tipo de carregador com a capacidade entre 50 a 70 BB´s. A alimentação é feita por mola. Tem como principal vantagem não fazer barulho quando balançado e de não precisar dar corda para introduzir as BB’s. Tem como desvantagem a sua pequena capacidade.

M

Mag – magazine: Carregador de munição.
Marpat – Marine Pattern: Padrão digital de camuflagem usado pelos marines.
Mechbox: É a caixa mecânica de uma arma. Há diferentes versões de mechbox uma vez que existem diferentes tipos de armas de pressão para Airsoft. Versão 1 é usada apenas pela FAMAS; Versão 2 é a mais comum e usada no M16, G3 e no MP5; Versão 3 é usada na AK47, MP5K & MP5K PDW e Sig SG55x; Versão 4 é usada apenas na PSG-1 e só é semi-automática e Versão 5 é usada na UZI e tem sistema de coice/recuo.
Mid-cap: Significa “Medium Capacity”, é um tipo de carregador com a capacidade média entre 100 a 150 BB´s. A alimentação é feita por mola. Tem como principal vantagem não fazer barulho quando balançado e de não precisar dar corda para introduzir as BB’s. Supera o Low-Cap na capacidade, mas neste aspecto é inferior ao Hi-Cap.
MOE (Magpul Original Equipament): É a denominação adotada para os equipamentos da magpul que sao usados nas arma de pressão
Motor: É um dos principais fatores que afetam a cadência de tiros (ROF), existem três tipos de motor produzidos pela Tokyo Marui (TM). O EG560, o EG700 e o EG1000. A grande diferença nos motores é quão potente ele consegue comprimir a mola. O EG1000 é o mais poderoso na linha da TM e têm a capacidade de comprimir a mola mais rápida, fornecendo um maior ROF.
MilSim- Military Simulation: Simulação Militar
Muzzle: O muzzle não é mais que a ponta do cano. Nas armas reais este ponto é coberta pela tapa chamas.

N

NV / NVG – Night Vision / Night Vision Goggles: Visão noturna ou óculos de visão noturna.
NBB (Non Blow-Back): É o mecanismo presente em algumas pistolas de airsoft. A bb é impelida para fora através de gás armazenado no interior da arma. Diferencia-se da GBB pela inexistência do movimento de recuo, tornando-a bastante mais precisa e económica, pois gasta menos gás.

P

Pistão e Cabeça do Pistão: A cabeça do pistão localiza-se na parte da frente do pistão e está dentro da caixa de velocidades. A cabeça auxilia na melhora do desempenho da arma, pois permite um melhor fluxo de ar e uma compressão mais eficiente, bem como auxilia na descompressão da câmara do cilindro. O pistão fica entre a cabeça do pistão e a mola, ele está ligado as engrenagens da caixa mecânica, estas por sua vez impulsionam o pistão para frente e para trás.
Plinking (to plink): Atirar com uma arma de airsoft fraca.

R

R22: Tipo de gás também conhecido por ‘green gas’ ou ‘winter gas’. Este é o gás indicado para o Inverno ou baixas temperaturas. Tem como características a sua potência podendo até mesmo partir partes internas das armas de airsoft.
Real-cap: Significa “Real Capacity”, é um tipo de carregador com a capacidade do equivalente real (entre 20 a 30 munições). A alimentação é feita por mola. Ideal para atividades do gênero Milsim (Simulação Militar).
Red/Green Dot: Mira holográfica que projeta uma retícula iluminada de ponto vermelho ou verde. Tem como vantagem beneficiar o tiro instintivo, pois garante ao atirador a potencialidade de disparar com os dois olhos abertos.
RPM: Rounds Per Minute ou tiros por minuto.
RIS (Rail Interface System): É a versão antiga do sistema que utiliza trilhos para a instalação de acessórios em torno do guarda-mão (cano) e é numerada em TLRB (topo-esquerda-direita-baixo), em números ímpares 1.-13. A grande vantagem do sistema RIS é que ele é capaz de acomodar uma ampla variedade de acessórios ao guarda-mão.
RAS (Rail Adaptador System): É a versão recente do sistema de trilhos e usa o mesmo layout básico do sistema RIS. Esss novo sistema adapta o acessório a parte superior do guarda-mão por meio de um clipe, o que possibilita um ajuste mais apertado do acessório.
ROF (Rate of Fire): É a cadência de tiro (taxa de fogo) de cada arma. Essa taxa é medida pela contagem do número de disparos que podem ser feitos em 1 (um) minuto, no modo totalmente automático. Uma réplica normal de fábrica tem um ROF de aproximadamente 700rpm.

S

SMG – Sub Machine Gun: Tipo de arma. São armas menores que embora tenham um poder de fogo menor tem mais cadência de tiro. São indicadas para CQB.
SAS (Special Air Service): É a tropa especial inglesa.
SOCOM (Special Operations Commando): Denominação geralmente atribuída a artigos desenvolvidos específicamente para operações especiais.
Slide: Parte móvel na parte superior da arma. (por exemplo, a parte superior de uma pistola que se move a cada tiro).
SOPMOD (Special Operations Peculiar Modification): É uma modificação numa arma, que permite ao soldado modificar a sua carabina instantaneamente de modo a desempenhar o papel desejado na missão. Esse sistema é utilizado nos EUA por soldados das operações especiais. É muito usada em armas de grosso calibre e alto desempenho como, por exemplo, a M4A1 SOPMOD com vários acessórios em série.
SLR – Self Loading Rifle: Qualquer rifle que se carrega o cada novo tiro.
SFPC (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados): São postos do Exercito Brasileiro responsáveis pelo controle regional dos produtos controlados pelo exército como armas, munições, explosivos, produtos químicos e, também, do Airsoft. Em tese, toda grande cidade tem o seu escritório do SFPC.
Skirmishing (to Skirmish): Batalha onde se usam armas de airsoft. Jogadores vão para um campo e tentam atirar uns nos outros. Jogo rápido, parecido com partidas de paintball.
Springer: São armas de mola, funcionam por repetição, ou seja, devem ser armadas manualmente a cada disparo. Têm a vantagem de serem econômicas por não necessitarem de gás para seu funcionamento. São, normalmente pistolas, rifles sniper e escopetas.
SPAS – Special Purpose Automatic Shotgun: Designação dada a um tipo de shotgun. Caracterizas por serem automáticas, são usadas a nível militar e policial em todo o mundo.
Spetznaz – Russian Special Forces: Força de elite russa. Designação usada também numa variante da famosa AK47, mais curta que a original.
STI – Strayer Tripp Inc: Fabricante de armas reais para pratica de tiro esportivo.
Stock ( Coronha): Parte traseira da arma também chamada de culatra/coronha.
SWAT – Special Weapons And Tactics: O Americano e famoso Grupo táctico policial.

T

TacSim – Tactical Simulation: Simulação tática. Jogo estilo SWAT ou similar, geralmente dentro de construções.
TM – Tokyo Marui: Fabricante de replicas de Airsoft. E o maior fabricante de armas de airsoft e seus equipamentos são considerados os melhores em alguns paises.
Tracer: É um tipo de bb fluorescente que brilha no escuro. Este tipo de bb, deixa um rastro de luz depois de disparado, algo semelhante às traçantes usadas na realidade. Para ativar a fluorescência da bb é usado um sistema  que normalmente e instalado no fim do cano como “Silenciador” no Sitema de hop -Up ou no próprio pente “Carregador” que contém dentro uma fonte de luz azul forte, ao passar pela unidade a bb fica fluorescente durante todo o trajeto desde o cano até o alvo.
Trigger: Gatilho. A parte da arma que é manipulado para se atirar. O gatilho da arma de airsoft, externamente se parece com os das armas reais, mas são na verdade um simples interruptor de energia. Fecha o circuito para que as AEG atire, ou libera a mola ou o gás.
Trigger Guard: Peça que protege o gatilho. Serve para evitar tiros acidentais.

U

USMC – United States Marine Corps: Os “Marines”. Tropas americanas mais bem treinadas.

Tipos de Miras para Armas de Airsoft

Todo praticante de Airsoft, após comprar sua arma, deve se preocupar em colocar uma mira adequada, para ampliar o potencial de combate em partidas diversas. Para ajudar você a escolher, vamos lhe apresentar os melhores tipos de miras para armas de Airsoft encontrados no mercado, explicando a função de cada modelo. Com certeza, você descobrirá qual é a mais adequada a sua necessidade.
As miras Airsoft são, geralmente, produzidas em metal com detalhes em alumínio, plástico ou outro material resistente. Seu funcionamento é assegurado por meio do uso de pilhas ou baterias. Vale lembrar também que, embora sejam réplicas fiéis dos modelos reais, não podem ser utilizadas como tal (em armas de fogo) por conta do impacto que uma arma real acaba fazendo.
Miras Abertas, Iron Sights ou Miras de Ferro são aquelas que vêm originalmente nas armas de Airsoft. Embora cada modelo de arma possua um tipo específico, são sempre compostas por dois sights (mira) alinhados, um frontal – fixo em certos modelos – e um traseiro, que pode tanto ser removido ou ajustado para melhor visibilidade, ideal para disparos em alvos próximos.
O ajuste do sight (mira de ferro) traseiro é muito útil porque, em médias e longas distâncias, o atirador não consegue visualizar de forma clara a trajetória das BBs e tampouco verá seu inimigo. Assim, essa mira é boa para disparos até 40 m de distância. Além disso, o tiro será impreciso e propenso a falhas.
As miras telescópicas, lunetas, Scopes ou Snipers são as utilizadas em longa distância, com ótima nitidez. São muito favoráveis para disparos de grande precisão, para o caso de atiradores de elite. Para a prática de Airsoft, zoom de muita aproximação não é necessário, mas o ganho de visibilidade é sempre um fator imprescindível. É formada pelas seguintes partes:
  • Lente ocular – parte que fica mais perto do olho do atirador, de menor diâmetro que o da lente objetiva;
  • Lente objetiva – seção localizada na outra extremidade, que faz foco no alvo à distância. Nessa lente, o usuário ainda poderá acoplar um extensor, para fazer sombra, ajudando na visibilidade. Além disso, há o ajuste de foco para diferentes distâncias;
  • Torres de ajuste – movem retículos da mira no sentido vertical ou horizontal, e do aumento;
  • Anéis – são as extremidades que seguram as lentes;
  • Torre de retículo – chave que liga a iluminação para direcionar melhor a visão do retículo, como um efeito de “apontar” para o alvo. Seu uso é recomendado para locais escuros ou de baixa visibilidade e não expõe sua posição.
As Miras Red Dot são também perfeitas para uso em curtas distâncias. Utiliza um sistema de prisma, que reflete o retículo luminoso, um laser no interior do receptáculo (ilusão de projeção sobre o alvo) que cria um reflexo visto pelo atirador. Nesse tipo de mira, o operador não precisa fechar um dos olhos para focalizar o alvo, representando um ganho de visão periférica.
Como as lentes de Miras Red Dot são bastante frágeis, recomenda-se que seja acoplado um protetor de tela. Existem apenas duas categorias de Miras Red Dot:
  • Visor aberto – há apenas uma lente, que é protegida por armação, sendo visível o retículo holográfico, sem necessidade de extensor;
  • Visor fechado – tem a aparência semelhante às telescópicas, com extensores.

Como escolher sua primeira arma de Airsoft


Para os novos jogadores, todas as armas de Airsoft parecem semelhantes, e eles cometem um grande erro e acabam escolhendo a mais barata, que muitas vezes não é de tamanha qualidade como eles esperavam que seriam. Eu sei que a primeira arma de Airsoft é uma escolha difícil, mas aqui estão os passos que irão ajudar a todos os novos jogadores a escolher a sua primeira arma de Airsoft.
Em primeiro lugar, você deve estabelecer o seu limite de preço. Sua primeira arma de Airsoft , a princípio, vai parecer muito cara e por isso é muito importante decidir o quanto você é capaz de gastar com ela. Se você acha que vai entrar sério na prática do esporte, entenda que vai gastar pelo menos algo entre R$1.800,00 a R$ 2.500,00 para adquirir uma arma + bateria e recarregador de alta qualidade. Aconselhamos as seguinte marcas: King Arms, Umarex, Tokyo Marui, Classic Army e os modelos da linha premium da Cybergun. Para aqueles que não têm tanta certeza se vão levar o esporte a sério, as armas mais baratas da marca Cybergun, G&G, Cyma e Jing Gong, são marcas indicadas para iniciantes. Elas custam no máximo R$1.500,00, e podem ajudar um novato a decidir se eles gostariam de entrar no Airsoft a sério.
Muitos compram sua primeira arma bem barata, e continuam comprando armas baratas, porque eles tiveram problemas ou não estão satisfeitos com a sua primeira arma de Airsoft. Resumindo, todo o investimento em armas de Airsoft baratas poderia ter sido usado em uma ou duas armas de alta qualidade, que seriam duráveis e confiáveis.
Mais qual é o grande indicativo de qualidade na hora da escolha da AEG. Em primeiro lugar, para quem joga Airsoft, peças e customizações serão fatores importantíssimos. Por isso é importante considerar comprar uma AEG que seja fácil achar peças de reposição e customização. Por isso a King Arms é uma escolha que garante uma AEG que vai acompanhar o jogador para sempre pois ela é compatível com praticamente todas as grandes fabricantes de peças.
O próximo passo de comprar a sua primeira arma de Airsoft é decidir a posição e papel que você vai desempenhar no jogo. Você quer ser o jogador de ação com BBs voando ao seus lados, ou você quer ser um jogador silêncioso em segundo plano, apoiando a sua equipe? Determinar o seu estilo de jogo é fundamental para descobrir a melhor arma que se adeque às suas necessidades. Os quatro papéis mais básicos são:
CQC (Close Quarters Combat) – Soldados que lidam com intervalos de menos de 20 metros, em edifícios e quartos. Eles usam rifles curtos, para que possam contornar cantos e atravessar as portas mais facilmente. Eles normalmente usam armas de Airsoft como: M4 CQB, MP5, P90, e G36C.
Rifleman- Para o seu primeiro rifle de Airsoft, este papel está muito bem adaptado para o novato. Estes são os soldados comuns que formam a maior parte de um esquadrão. Eles lidam com um grande espaço que varia de 30 a 70 metros,e usam armas de Airsoft como: M4, Ak47, G36.
Suporte-Gunner – Estes soldados apoiam o grupo com grande volume de poder de tiro. Eles usam grandes e pesados rifles de Airsoft para distrair o inimigo, enquanto o resto da equipe se move para frente. Isso pode ser um papel caro, e não pode ser uma boa escolha para o primeiro rifle de Airsoft. Eles usam armas de Airsoft como: m249 SAW, RPK, e FAMAS.
Sniper / Marksman - Esses soldados podem fornecer suporte para o grupo, ou ir como um lobo solitário. Embora seja um papel muito interessante, gera alto custo para comprar e atualizar o seu rifle sniper, o que não é indicado como primeira arma de Airsoft. Eles usam mola ou gás como: VSR-10, Bar-10, PSG1, e L96. Tenha cuidado com este passo. Eu vi uma e outra vez novos jogadores que saltam imediatamente para a posição de franco-atirador, por se inspirar em filmes e jogos de vídeo game. No airsoft, franco-atiradores não podem facilmente apanhar as pessoas em faixas mais longe do que 70 metros. É um papel muito dispendioso, e não se adequa a um novo jogador. Por favor, reconsidere ser um franco-atirador, que limita as opções no campo, e um rifle sniper é uma má escolha para a sua primeira arma de Airsoft.
Depois de ter decidido o seu papel, escolha a sua primeira arma de Airsoft. Considere o comprimento, peso, precisão, potência, e capacidade de Upgrades. A melhor maneira de escolher sua arma de Airsoft é ir ao site de um grande varejista de Airsoft, e navegar através das páginas de armas. Lembre-se, um rifle de alta qualidade + bateria não vai custar menos de R$ 1.800,00. Compras erradas vão deixá-lo infeliz e decepcionado com o esporte.
Escolha uma arma com um estilo que você gosta, de seu papel, e imagine a usando em campo. Minha dica é para assistir filmes que tenham armas que você gosta. Em seguida, pesquise o desempenho e a qualidade da sua primeira arma de Airsoft. Certifique-se de que ela atenda às suas necessidades para o papel. Escolha uma arma de Airsoft que tem potencial de upgrade, isso requer pesquisa para ter certeza que você pode atualizá-la. Grandes marcas muitas vezes têm um potencial de grande atualização, como Tokyo Marui, King Arms, G&P.
Isso tudo exige muita pesquisa. Pesquisar opiniões da arma e ler o máximo que puder antes de comprar sua primeira arma de Airsoft. Limite as escolhas em 3 marcas, e compare as estatísticas delas. Vasculhe a web para obter informações sobre suas escolhas, e ter certeza de que o rifle é de alta qualidade e bom desempenho. Este é o passo mais importante. Não se esqueça das baterias e carregadores inteligentes (evite carregadores simples de parede, eles podem danificar sua bateria), dos magazine e das BBs de alta qualidade.
Quando comprar sua arma, não se esqueça de manter a arma de Airsoft em forma tip-top, de limpá-la algumas vezes antes de usá-la.

Dicas

  1. Atente-se aos revendedores de confiança! Você não pode comprar de olhos fechados, e veja se a marca que esta comprando está listada acima.
  2. Escolha com as suas preferências pessoais
  3. Se você só vai jogar CQB, não compre uma M249.
  4. Muitos novos jogadores são atentados a comprar um Rifle Sniper, mas nossa dica é evite comprar como primeira arma um rifle sniper. Prefira uma M4!
  5. Fique muito atento ao comprar armas de segunda mão.
  6. O mais importante é se divertir e estar seguro! Airsoft é um dos melhores passatempos que já existiu, bem como uma ótima maneira de conhecer novos amigos.

Equipamentos de Proteção


Em um combate de Airsoft, a segurança não pode ficar em segundo plano. Sabemos que, como um esporte cheio de emoção, que demanda estratégia e deixa todos eletrizados, essa preocupação precisa ser compartilhada por todos os membros de uma equipe. É sempre bom lembrar que Airsoft é uma prática de tiro recreativo, ou seja, não visa oferecer risco à integridade física dos participantes; contudo, acidentes podem ocorrer, em decorrência de sua prática. A seguir veja alguns entre os principais equipamentos de proteção para Airsoft:
Capacete
O crânio humano protege naturalmente o cérebro; mas nada impede que reforcemos essa área com o uso de capacetes, certo? Os modelos disponíveis no mercado são bem variados e será necessários que se verifique quais são as melhores opções, entre formatos de cabeça e tipo de uso, para que não ocorra qualquer dano à cabeça.
Luva
Campos de Airsoft são locais acidentados, inóspitos e rústicos, por excelência, o que significa que qualquer praticante precisará se apoiar muito bem, utilizando as mãos, para se posicionar ou não cair. Exatamente nessas situações se enquadram as luvas. Graças à tecnologia atual, alguns modelos são elaborados com materiais antiderrapantes e aderentes, com a finalidade de ter mais empunhadura, para precisão da mira.
Coturno
As botas ou coturnos irão fornecer a proteção ideal para a região inferior das pernas e para os pés. Podem ser à base de couro natural, sintético, ou outros materiais, bem fortes e resistentes. Desse modo, propiciarão boa movimentação em terrenos mais difíceis. Seu solado de borracha especial, ou EVA, ajuda a dar um efeito antiderrapante e maior conforto ao pisar em campo.
Máscaras e Óculos
A face é muito delicada e pode ser ferida com relativa facilidade. Para evitar isso, é preciso utilizar máscaras, que protegerão a área bucal e mandibular, e óculos, para evitar qualquer risco aos olhos do soldado de Airsoft.
Joelheira
Por ser uma das principais articulações do corpo humano, responsável por suportar muito peso e sofrer com constantes impactos, a região do joelho precisa também estar bem protegida, com este elemento de segurança. Assim, mesmo que o jogador tenha de se movimentar de joelhos, abaixado, ou mesmo, se cair, a joelheira irá minimizar qualquer dano que possa vir a ocorrer. Sendo assim, não se pode dispensar esse item, em sua preparação para o combate.